2.12.12

hectic times (ou "tese, antítese, síntese")

eu acho que nesses processos corridos e aflitos, para mim, existem duas fases essenciais. a primeira é a do desespero absoluto: não há tempo pra pensar, respirar, existir. só fazer. mas sem respirar, o desespero faz desse fazer muito estabanado, e ainda que as coisas funcionem, no final fica uma bela de uma dor de cabeça. é um pedaço ainda mais sofrido do processo todo. entre essa fase e a próxima fase essencial, existe um (nem sempre tão) breve período de negação. de tantas coisas que preciso fazer e pensar, não aguento fazer nem pensar nada. uso meu tempo para dormir, assistir alguma coisa, tomar uma cerveja. faço menos de metade do que me havia proposto fazer. penso em abandonar todo o processo, quase me convenço de que dá pra continuar em negação pra sempre. a segunda fase essencial é quando o desespero dá espaço para uma serenidade, que permite, sim, pensar e respirar. não é uma calma, porque a pressa e o desespero ainda estão lá. a vontade de resolver tudo e de aproveitar cada minuto ainda está lá. o que muda é que consigo ser mais racional, pensar o que realmente preciso fazer, o que realmente seria melhor naquele momento, como realmente posso resolver aquela situação. tanto a primeira quanto a segunda fase são muito ativas, apressadas, ocupadas. muito cansativas. e claro que, como todo mundo, tendo a reclamar da falta de tempo, da correria, do cansaço. mas a verdade é que eu gosto. a primeira fase é um pouco desgastante demais, mas é necessária para chegar na segunda (depois do período de negação). e a segunda fase é muito motivadora. é muito frutífera e muito saudável, e me faz sentir mais viva, produtiva, capaz.

então quase não pude acreditar quando, no meio de todos esses processos, me apareceu essa: mar calmo nunca fez bom marinheiro.

eu reclamo, mas é isso que me motiva.

1 comment:

Flá Costa * said...

achar o positivo no negativo é um dom! que bom que você está exercitando-o!

beijoca