21.3.08

sobre o meu primeiro feriado nessa vida nova e semi-individual

eu estava temendo esse momento há tempos. ernestine, minha amiguinha austríaca que está vivendo-estudando aqui vem falando sobre isso há algum tempo: semana santa, viagem, cataratas de foz e família- é, a família dela vem da áustria até aqui para visitá-la e passar o feriado em terras latinas. nada como ter o euro como moeda local e ir morar com o pesos argentinos, né. a riqueza dos europeus aqui é risível e me faz sentir quase ridícula por ter um dia me sentido minimamente rica com meus reais. enfim. o fato é que ela vinha falando desse feriado e eu vinha pensando em como eu nem sabia que tinha um feriado, quando ele era, e do que se tratava. claro que quando comecaram a surgir ovos de páscoa nos supermercados eu comecei a entender do que se tratava, mas a questao é que eu nunca tinha estado tao nula em relacao a algum feriado. isso porque, pela primeira vez na vida, nao tinha ninguém em volta para me lembrar disso, e me lembrar que eu tenho que fazer planos ou me convidar para algum plano de feriado já feito. e eu nao tinha plano nenhum. as pessoas comecaram a ficar ansiosa pelo feriado, e perguntar por aí o que as outras iam fazer (porque é o único tipo de conversa que se pode ter nos dias que antecedem algum feriado). e eu fui estranhando muito, porque totdo mundo tinha planos, e eu, completamente perdida, continuava numas de "quando é o feriado mesmo?". hoje mesmo, quando acordei, fui procurar na internet sobre isso, pra ver se hoje era mesmo feriado, ou se era só amanha. e continuo com um pouco de medo de ter perdido minha aula de desenho. mas esse nao é o ponto. quase todos aqui em casa foram viajar- sobramos eu e gisele, que ocupa o computador ao lado nesse exato momento (wonder why). e isso é bem estranho. basicamente porque todas as meninas aqui sao de cidades argentinas muito próximas. tem tres que sao paraguayas, mas uma já tava no paraguay antes do feriado, a outra foi encontrar com essa primeira, e a outra....é a gisele, que tá aqui . e aí que todo mundo foi visitar os amigos e a familia no feriado, e eu percebi que eu to numa condicao totalmente diferente da de todo mundo aqui. pra alem de nao falar español, i mean. as outras meninas nao tiveram que largar a vida anterior pra criar algo totalmente diferente aqui. em alguma medida sim, mas elas podem voltar em feriado, visitar as pessoas assim, de um dia pro outro, manter uma certa rotina e uma certa convivencia com os amigos de suas cidades originais. e eu me senti muito injusticada por isso, mas a gente pode deixar a parte idiota-infantil pra lá, e falar só sobre como eu de repente me senti sozinha. mas nao muito também. mentira, muito sim. é que tem um outro lado que é maravilhoso. porque essa história de morar em rapública é muito legal, conehcer novas culturas, relacionar-se com as pessoas de novas maneiras, e tudo-mais, mas vou te dizer que nens é tanto assim. quando voce tá planejando dormir até as duas da tarde e geral resolve circular, deixar a porta aberta, falar alto, acender luz, é um saco. ou quando voce tá morrendo de fome mas tem 783273 pessoas dividindo uma cozinha minuscula e voce tem que esperar. ou quando voce acorda superapertada e tem alguém tomando um banho de horas, daqueles de lavar cabelo e se depilar. oooou quando voce quer assistir alguma coisa dahora na televisao e sua roommate nao tem um gosto tao dahora. ou até quando voce quer ler ou se concentrar em algo e alguém resolve ouvir uma música chata. e tem também aquelas vezes em que voce precisa urgentemente usar o computador só-pra-checar-um-email e os computadores estao ocupados há horas, e nao desocupam nunca. poizé, acontece, e a gente aprende a lidar e a conviver pacificamente de maneira saudável. mas agora, com todas viajando, nada disso ocorre, e eu estou gozando ao máximo dessa incrivel sensacao de liberdade da qual eu sinto tanta falta, o que é bem feliz. no entanto contudo todavia, gostaria de deixar claro que eu estou feliz com a vida aqui, e que nao é só porque esse post só falou da parte chata de dividir uma casa e da minha solidao no feriado que eu estou triste ou mau-humorada. muito pelo contrário, estou aproveitando tudo que posso do feriado pra dormir muito, assistir tudo que EU quero na televisao, cozinhar e usar o banheiro e o computador a qualquer hora, e ler o enorme texto de sociologia que eu tenho que ler pra semana que vem. além de ser um sábado sem aulas, o que é extremamente valioso e me permite muitas coisas extra-rotineiras. e sim, eu comprei ovo de páscoa pra mim-mesma.

3 comments:

Beatrix Miranda said...

só pra você saber que sim, eu leio. mas se fosse começar a dizer qualquer coisa, seria mais fácil fazer um outro post no meu blog porque aqui provavelmente não caberia...

Anonymous said...

polý,

tenho pensado muito sobre a minha vida lendo as coisas da tua vida, aí longe.
tenho sentido invejinha, compaixão, emoção, saudade, alegria e curiosidade.

(estou gostando muito de te acompanhar silenciosamente.)

só pra te contar. assim.

Anonymous said...

Feliz Páscoa.