29.3.08

sobre a primeira visita que eu recebi nessa minha vidinha de universitária-de-república

recebi visitas hoje. avós paternos e mais duas senhoras que eu nunca saberia dizer que grau de parentesco levam a meu respeito, mas há de existir algum, longiquo. uma delas vinda de sao paulo (os tres vieram a passeio), e a outra que mora aqui mesmo. foi bastante curioso. primeiro porque me trouxeram uma malinha com várias coisas que eu tinha pedido de sao paulo nos ultimos tempos, que estavam me fazendo falta- requeijao, toddy, bepantol, e por aí vai, além de uns presentes da família. ganhei ovo de pásco da kopenhagen, meu preferido, muito essencial pra manter a tradicao e me fazer sentir um pouco menos sozinha (ganhei de alguém que nao sou eu, oh!). e toalhas bordadas com meu nome, gentilmente adaptado para "polý", o que me surpreendeu bastante vindo de uma tia-avó que nem é minha tia avó, mas esse foi o termo mais próximo que eu encontrei pra definir o grau de parentesco nesse caso, que nao é tao longinquo mas ainda assim é distante. e eu estava mesmo precisando de toalhas, genial. ainda nao vi tudo, entao na verdade nao sei direito o que mais contem a malinha, mas é legal receber um pacote assim vindo de outro país, e com coisas tao desconexas. enfim. as duas senhoras que vieram eram verdadeiras personagens, extremamente geniais. amaria te-las filmado, juro. uma com uma saia de bolinhas de cintura alta, com uma camisa para dentro, daquelas composicoes mais óbvias para se representar uma velhinha- e com um nome tao óbvio quanto: alzira. e eis que essa mesma alzira-senhora-típica, ao ver minha camiseta, me perguntou em uma mistura de castellano e portugues (é o mal da imigracao brasileira na argentina): "júlia, voce gosta da música dos ramones?". e esse é exatamente o tipo de pergunta que me dá medo. do tipo que eu nao tenho idéia se ela espera que eu goste e depois vai me dizer alguma coisa incrível, ou se a idéia é falar mal do punk rock e desse tipo de gente desordeira na sociedade, sabe. aí eu sempre me decido por ser sincera (até porque, que tipo de desculpa eu podia dar pra estar usando uma camiseta dos ramones, né? eu no mínimo nunca pensaria em alguma a tempo), e disse que sim, que gosto bastante. e nisso a tal da alzira vira pra mim e fala "ah, se eu soubesse... meu xis (inserir algum grau de parentesco, nao me lembro e é irrelevante) era músico, e a alguma-coisa-77 (nome da banda dele que eu igualmente me esqueci, só lembro do óbvio 77) era bem parecida com ramones, entao lá em casa tem vários discos, camisetas, coisas assim dos ramones, tem até umas baquetas e uma parte do 'coiso' da bateria, que ele ganhou quando eles vieram fazer show aqui...". oi COMASSIM? era absolutamente a última coisa que eu esperava ouvir daquela pessoa, de verdade. e eu nem sei se a idéia do "ah se eu soubesse" era me dar todas as coisas, que agora estao em desuso, ou se era só um comentário do tipo "posso te mostrar um dia", mas anyway, foi a cena mais absurda possivel naquele contexto. eu devia ser menos preconceituosa, e pensar que as vezes os velhinhos podem sim saber que ramones é uma banda, e até ter mais coisas deles em casa do que eu ou qualquer amigo meu- foi uma boa licao, no minimo. e a outra senhora tinha os óculos-escuros mais incríveis do planeta (isso é algo que eu adoro nas velhinhas- elas sempre usam óculos-escuros da época delas, ou de alguma outra pelo caminho, e eles sao tipo....beyond retro, porque sao true, sabe, é muito cool). e foi mais ou menos isso. eu gostei de falar em portugues por um tempo, fazia milenios que eu nao conversava de verdade com alguém sem dificuldades de comunicacao, sabe, faz falta. e também é legal que eles tenham conhacido minha casa, ninguém conhecia até agora, parece que isso faz ela mais real, nao é mais minha-vida-nova-só-minha-que-ninguém-conhece. sei lá. agora vou comer meu ovo de marzipan com chocolate meio-amargo e assistir algum seriado sem conteúdo, com licenca.

4 comments:

she said...

(L)

velhinhos either me irritam DEMAIS orrr me fazem sentir (L)

(eles tem esse poder mesmo, neam?)



ai, poli. hoje eh sabado a noite e eu nao sei o que fazer. e embora eu esteja "apenas" sem duas amigas, eu me sinto, talvez em grande parte por isso, esquecida e solitaria. =/



...saudade.


e po. se alguem que visita a sua casa, ou suas amigas, tem camera, pede pra tirar fotos do seu quarto, e aproveita e tira tbm das tatuagens, e manda!!!

Anonymous said...

hahahahahahaha, velhinhas são adoráveis, que conhecem ramones ainda...sem comentarios :D
nesse momento estou fazendo praticamente a mesma coisa: comendo ovo de chocolate meio-amargo (finalmente minha mãe acertou) e vendo seriado sem conteudo. :D
bjobjo

Anonymous said...

não li o texto porque estou meio dopada, mas amanhã leio.

também sinto esse curiosidade, digamos assim, de te conhecer. quem sabe conversamos então, msn ou qualquer coisa.

Anonymous said...

uau.